VOCÊ SABE O QUE É O FOCO BODE CEGO?

01/04/2011 23:36

Foco é uma questão essencial para pessoas e empresas. Para pessoas, vale a Lei da Atenção Concentrada (Foco) de Charles Baudouin: "Quando uma pessoa foca a sua atenção numa idéia, esta se concretiza por si mesma". Para empresas vale Al Ries: "Foco, questão de vida e morte para sua empresa".

Entretanto, esta questão não é tão simples e existem três grandes erros que são o foco caótico, o foco limitado/equivocado e o foco bode cego.

O foco caótico é, em si mesmo, o antifoco. É ficar pulando de galho em galho sem nenhuma consistência e direção e é uma das principais razões de fracassos.

O foco limitado/equivocado é aquele que contraria um velho ditado: "não coloque todos os ovos numa cesta só" ou aponta para uma direção errada. O Magazine Luiza, em nome do foco, foi orientado a abrir mão de uma de suas linhas de produtos. Felizmente não seguiu a orientação, que como os fatos vieram a mostrar posteriormente, se constituía em grave equívoco. E, finalmente, um tipo muito comum de equívoco é o do foco bode cego.

Certa vez, um estudante de antropologia chinês, foi fazer seu trabalho de graduação, com os Gruagrua, uma tribo de aborígines das Ilhas Galopalo. Os Gruagrua, eram conhecidos como excelentes caçadores. Nosso estudante chinês, ia participar de uma caçada ao bigú. Na véspera da caçada os Gruagrua realizaram vários rituais, invocando as divindades para que tivessem boas caças. Quando começa a caça, nosso estudante percebeu uma pegada diferente da do bigú. Chamou o líder aborígine e perguntou que tipo de pegada era aquela. O cacique identificou a pegada como sendo do ximú. O ximú, segundo o cacique, era um bicho muito mais raro e valioso do que o bigú. Então vamos caçar o ximú, sugeriu o estudante. Não, respondeu o cacique. Fizemos o ritual do bigú e é isto que vamos caçar. Ou seja, as divindades não só atenderam às orações, mas enviaram um bicho muito mais raro e valioso, mas como os Gruagrua haviam feito o ritual do bigú, não poderiam caçar ximú. Ou seja, os Gruagrua tinham o foco bode cego. Mais tarde, o estudante chinês formou-se e se transformou num ferrenho propagador do foco bode cego. E o que é mais interessante, teve muitos adeptos.

Em 1905, um químico alemão desenvolveu a Novocaína como o primeiro anestésico local e, embora tentasse, não conseguiu que os médicos a usassem. Eles preferiram a anestesia geral. Mas sem mais nem menos, os dentistas começaram a usar o medicamento. E o inventor ficou muito irritado com isto, afinal, o seu invento havia sido feito para médicos. Dizem que passou o resto da sua vida, fazendo preleções para dentistas contra o uso da Novocaína para fins odontológicos. Portanto, se a sorte bater na sua porta, não a despreze e cuidado com o VOA - vaidade, orgulho e arrogância.

A Enciclopédia Britânica era líder absoluta no seu setor. Entretanto, não se deu conta de que estavam acontecendo drásticas mudanças no mercado com o advento dos microcomputadores. Outras possibilidades começaram a surgir com a utilização de CDs. Por que comprar uma Britânica pelo preço de um microcomputador? Quando a Britânica percebeu isto, uma boa parte do seu mercado já tinha ido. Não fique focado só no seu sucesso. O sucesso de ontem não é garantia do sucesso amanhã. Esteja atento às ameaças.

Um dos primeiros computadores desenvolvidos para fins científicos foi o Eniac da Universidade da Pensilvânia. Entretanto, o Eniac era muito mais adequado para aplicações empresariais como o processamento de folhas de pagamento, só que seus projetistas não perceberam isto. A IBM criou a sua própria versão do Eniac, que foi lançada em 1953 e se constituiu no padrão para computadores comerciais, multifuncionais e centrais. A Universidade da Pensilvânia teve o foco bode cego. A IBM o foco voltado para oportunidade. Busque proativamente por oportunidades. Não espere apenas que elas venham até você.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, uma pequena empresa indiana de engenharia comprou uma licença para produzir uma bicicleta de projeto europeu, que possuía um fraco motor auxiliar. Embora o produto parecesse ideal para a Índia, nunca se saiu muito bem. O fabricante notou, entretanto, que havia um grande número de pedidos apenas para o motor. Foi verificar a razão e descobriu que os fazendeiros estavam tirando os motores das bicicletas e usando-os para acionar bombas de irrigação que até então eram operadas manualmente. Esse fabricante se tornou o maior produtor mundial de bombas de irrigação de pequeno porte. Suas bombas revolucionaram toda a agricultura do sudoeste da Ásia. Esteja atento aos sinais do mercado. Descubra sinais que identificam as necessidades dos consumidores. Pequenos sinais podem levar a grandes sucessos.

Esteja atento ao fato de que, queiramos ou não, estamos sempre decidindo. E uma das decisões mais importantes que podemos tomar está a relativa ao foco.

Mas é preciso ter cuidado com conceitos simplórios e equivocados que podem redundar em graves prejuízos. Saber o que focar demanda aprendizado e muita competência. Importa em avaliação precisa de cada situação, identificação de oportunidades e flexibilidade. E conhecimento dos muitos erros que são cometidos, para não se deixar envolver por nenhum deles.

Portanto, em matéria de foco, sempre tenha presente uma música cantada pelo Paulinho da Viola: "o que dá para rir também dá para chorar".

 

Fonte:http://www.jawanderley.pro.br - Livro NEGOCIAÇÃO TOTAL

Contato

Nalogistica

dineygt@uol.com.br

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode